sábado, 19 de março de 2011

Bugio

0 bugio era uma dança realizada pelas camadas populares, nos bailes bragados (bailes da ralé) da região rural missioneira do Rio Grande do Sul. A movimentação dos corpos sugere o ato sexual dos macacos bugios, e a música é um gênero de polca bem sincopada, cujo ritmo é dado pelo jogo de foles do acordeom.
Atualmente, sem nenhuma das conotações originais, faz parte do repertório dos conjuntos tradicionalistas e já não parece ser fato folclórico.

Segundo a Wikipedia, o bugio é uma dança típica do Rio Grande do Sul, com origens no fim do século XIX, em ritmo de 2/2, cujos passos lembram o andar do macaco bugio, daí a origem do nome da dança.

Era uma dança realizada em pares, compostos por peões e chinas indígenas, sob qualquer som musical da época. No início do século XX já era dançado ao som de gaita de botão, mas ainda como dança não social. Na década de 1950, o bugio foi aprimorado com arranjos de gaitas apianadas e, na década de 1960, passou a ter letra própria, enfocando a presença do macaco bugio no contexto da letra.

Atualmente o bugio é uma dança de salão e deu origem a grandes festivais, como Ronco do Bugio, em São Francisco de Paula, e Querência do Bugio, em São Francisco de Assis.




Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira; Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário