sábado, 26 de março de 2011

Cabocolinhos

Cabocolinhos é o nome genérico dos grupos de bailados de inspiração ameríndia que se exibem no Carnaval, nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Minas Gerais. 
Os de Recife PE apresentam, nos seus diversos grupos ou tribos, uma organização semelhante (foto).

Os Cabocolinhos Tupinambás, do município de Jaboatão, junto à capital pernambucana, por exemplo, têm como figurantes: o cacique, chefe supremo; o pajé, conselheiro; o matruá, feiticeiro; os caboclos, dançadores; a índia-chefe ou rainha, companheira do cacique; as caboclas, dançadeiras; e os meninos e meninas que representam os filhos dos caboclos.

Divididos em duas filas ou cordões, os caboclos são comandados pelo capitão e o tenente, e as caboclas, pela índia-chefe. A indumentária inclui cocar (capacete), tanga, braceletes (ataca-de-mão) e adornos nos tornozelos (atacada-pé). Toda a vestimenta é feita de penas e plumas. Como apetrechos são usados arco-e-flecha, lanças de caboclo (pedaços de pau com extremidades pontiagudas), machadinhas, estandartes e apitos de meta e de bambu que dão início e fim às danças. 

Nas manobras (diferentes partes coreográficas), há duas figuras: pé-com-pé, que consiste em juntar pés, mãos, costas e cabeças dos participantes de uma fileira aos da outra; e trançado de cipó, em que cada caboclo conduz um cipó em forma de arco e os dois cordões se movimentam frente a frente. Além das manobras há a emboscada, que se realiza quando uma tribo ataca e prende a outra. 

No recitativo, na da cantam, embora declamem um certo som que, na última sílaba, é abaixado. Também recitam loas, divididas em glosa (solo do cacique) e resposta (coro dos caboclos). 

Os instrumentos acompanhadores são a flauta de latão, o caracaxá, o taró e o surdo. As preacas são utilizadas na percussão, marcando o ritmo da dança. 

Em Alagoas, o folguedo é estruturalmente um reisado, pois o traje da maioria dos personagens e a sua denominação são os mesmos do reisado. Contudo, há grupos que obedecem ao estilo convencional dos cabocolinhos, como os Índios de Ouro, de Maceió AL, existentes em 1941. 

Os cabocolinhos, ou caboclinhos, como também são designados, aparentam-se a várias danças dramáticas celebradoras do índio: cabocleiro ou brinquedo-de-caboclo, dança dos tapuias, caboclos.



Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário