terça-feira, 26 de abril de 2011

Catupés

O catupés (ou catupês), é uma dança dramática ou folguedo provavelmente de origem negra. Há notícias de sua primeira apresentação em 1760, no Rio de Janeiro, durante as comemorações da coroação de Maria I.
Observada em Serro e Conceição do Mato Dentro, norte de Minas Gerais, a representação consiste num cortejo de negros que, antigamente, acompanhava as procissões de Nossa Senhora do Rosário, na segunda-feira do Espírito Santo e que, hoje, só aparece nas festas de São Pedro, por proibições eclesiásticas.

O cortejo caminha cantando pelas ruas, não havendo propriamente entrecho dramático. Assim, os catupés assemelham-se aos maracatus e às primitivas congadas.

As personagens vestem-se com saiotes de cetineta e adamascado de cores vivas, usam um peitoral enfeitado com laços, colcha de chitão às costas e capacete de penas. São guiadas pelo mestre, que usa máscara de papelão e toca reco-reco, assessorado pelo contramestre, que toca pandeiro. A rainha veste-se com sedas caras e usa uma coroa de prata juntamente com outra de rosas artificiais; sua cabeleira cacheada é feita de fibra de piteira.

À frente dos negros e da corte real, da qual a rainha participa, vão o mestre e o contramestre, dançando animadamente. Todos os acompanhantes da procissão cantam. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário