sábado, 4 de junho de 2011

Flauta

A flauta é um dos mais antigos instrumentos de madeira, aerofone, tocado de duas formas: 1) mantido direito diante do peito e tomada a ponta na boca, chamava-se flauta a (de) bico, flauta de ponta etr.; 2) conservado em forma horizontal, premindo o flautista os lábios contra um orifício no corpo da flauta, davam-se-lhe os nomes de flauta travessa (transversal), flauto traverso (ital.), e outros.

Aparecem flautas de bambu na chula, reisado, congadas, quilombos etc., o pife de bambu ou metal no Norte e Nordeste, a flauta de latão nos cabocolinhos, e o afofiê.

A partir da formação do terno, com o violão e o cavaquinho, na segunda metade do século XIX, passou a constituir o instrumento solista de maior importância no estilo de tocar denominado choro, às vezes substituído pelo flautim.

A mais antiga flauta já descoberta pode ser um fragmento do fêmur de um jovem urso-das-cavernas, com dois a quatro furos, encontrado em Divje Babe na Eslovênia e teria cerca de 43 mil anos. A autenticidade desse fato, porém, é muitas vezes contestada.

Em 2008, outra flauta fabricada há pelo menos 35 mil anos foi descoberta na caverna Hohle Fels, perto de Ulm, Alemanha. A flauta de cinco furos tem um bocal em forma de V e é feita a partir de um osso de asa de abutre. Os pesquisadores envolvidos na descoberta publicaram oficialmente suas descobertas na revista Nature, em agosto de 2009. A descoberta é também a mais antiga já confirmada referente a qualquer instrumento musical na história.

Fontes: Wikipedia - A Enciclopédia Livre; Enciclopédia da Música Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário