segunda-feira, 28 de março de 2011

Cadete

O cadete é um pequeno atabaque utilizado no acompanhamento do jongo (1), em Cunha, São Paulo, com aproximadamente 20 cm de diâmetro e 60 cm de comprimento.

Toca-se, montado no intrumento, delicadamente, com a ponta dos dedos. De som mais agudo que a candongueira.

(1) O jongo é uma dança de origem africana, possivelmente de Angola, da qual participam homens e mulheres, e que quer dizer divertimento. O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e dança. Alguns pesquisadores classificam-no como um tipo de samba mais antigo, que daria mais tarde origem a esse ritmo. Em alguns locais o nome pode variar como caxambu, dança do jongo, bambelô ,dentre outros.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Cachucha

A austríaca Fanny Elssler
A cachucha é uma dança espanhola, cantada e sapateada, que se difundiu nas cidades e vilas do Brasil desde a segunda década do século XIX.
De acordo com Manuel Querino, os pares iniciavam a dança enlaçados; em seguida, apertavam as mãos e continuavam dançando separados, tocando castanholas com os braços erguidos de maneira graciosa. Sua melodia, usada com versos de fácil memorização, transformou-se em acalanto. Também conhecida como maria-cachucha.