terça-feira, 29 de março de 2011

Camaleão

O camaleão é uma dança de vários pares, executada de maneira semelhante à da chula, e comum no interior do Rio Grande do Norte e Paraíba.
As cantigas que a acompanhavam incorporavam versos populares, além do seguinte estribilho obrigatório: “Amarra camaleão/ amarra meu bem também”.

"Essa dança, agora é encontrada nos festejos de colheita na Paraíba, alusiva ao lagarto, muito comum no sertão deste Estado. 


Antigamente era dança na zona rural do Rio Grande do Norte com muito mais frequência. Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação, chegou aos centros urbanos, embelezando as festas de São João" (Site Grupo Aruanda-BH).

"Faz alusão ao lagarto conhecido como camaleão que muda de cor de acordo com a época/tempo, espécie muito comum nas regiões citadas, que por ser de cor das folhagens das plantações (milho, feijão e outros), passa a ser confudido com as folhas.

O camaleão tem como principal defesa a cauda que usa para chicotear quem o ataca. Foi no gesto de girar usando a cauda que as pessoas vendo, adaptaram para a dança.Com os passos da chula e alusão ao lagarto, a coreografia do giro com o pulo, foi criada/adaptada baseada na cauda do camaleão, que ao usa-la para se defender, chicoteia o ar dando um pulo" (Grupo Folclórico Sesc - Tenente Lucena -PB).

Fontes: Grupo Aruanda; Grupo Folcl. Sesc - Tenente Lucena; Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

15 comentários: