segunda-feira, 25 de julho de 2011

Milindô

Coco de roda - Alagoas
O milindô é uma dança de roda do gênero coco, de pares femininos, provavelmente originária de Alagoas, na espécie de coco-de-roda, é comum no Crato e na região do Cariri CE, onde teria recebido denominação local.

Diferentemente do que ocorre no coco, em que só há um tirador de versos (tirador-de-coco), cada componente do milindô pode tirar versos, de sua própria composição ou de qualquer cantador popular. Os pares dispõem-se em círculo e, durante o estribilho (em coro), soltam-se da roda em movimento e dão uma volta completa. Então os pares podem ser trocados, mas sempre com os vizinhos, para não perturbarem a harmonia do folguedo.

Mestre-de-capela

Marcos Portugal, nomeado por D. João
mestre-de-capela (Rio de Janeiro, 1811)
O "mestre-de-capela" (italiano: maestro di cappella; francês: maître de chapelle) é o regente, o diretor da música de uma igreja, capela ou outro estabelecimento musical sacro ou profano, dispondo de um coro, orquestra, ou ambos. 

Na Alemanha, o termo é mais aplicado com referência ao diretor de uma orquestra particular de um príncipe ou outros grandes personagens. Nos países latinos, como o Brasil, o termo conservou-se até hoje vinculado ao sentido eclesiástico, correspondendo à capela de música de uma catedral ou igreja.

Meia-canha

Postam-se homens e mulheres em círculo a rodar. Sua principal característica é a troca de versos.
A meia-canha é uma dança e canto do fandango do Rio Grande do Sul. De origem ibérica, aí chegou proveniente da região do Prata.

Para a escolha dos participantes, um moço acena com um lenço, convidando uma parceira, que faz o mesmo sinal para outro rapaz, e assim por diante, até que estejam reunidos os pares. Ao som de uma polca forma-se uma roda, e um rapaz vai para o centro, tirando uma das moças. Sempre dançando, a roda gira em sentido contrário ao do par central. Depois de muitas negativas e requebros, o dançarino que está no centro ordena a parada da música e, de frente para sua dama, recita uma quadra que é respondida por ela. Recomeça a música, o par volta a dançar e em seguida a moça leva o rapaz até seu lugar na roda. Convida então outro moço e repetem-se os cantos e danças.

Maxixe

O maxixe é uma dança urbana surgida nos forrós da Cidade Nova e nos cabarés da Lapa, no Rio de Janeiro RJ, por volta de 1875. Estendendo-se aos clubes camavalescos e aos palcos dos teatros de revista, enriqueceu-se com grande variedade de passas e figurações: parafuso, saca-rolha, balão, carrapeta, corta-capim etc. Dançado inicialmente ao ritmo de tango, havaneira, polca ou lundu, só nos fins do séc. XIX as casas editoras o consideraram um gênero musical, imprimindo as músicas com essa qualificação.

Primeira dança genuinamente brasileira, do ponto de vista musical resultou da fusão do tango e da havaneira pela rítmica, da polca pela andadura, com adaptação da síncopa afro-lusitana (Mário de Andrade). Conhecido como a “dança proibida”, era dançado em locais mal-vistos pela sociedade como as gafieiras da época que eram freqüentadas também por homens da sociedade, em busca de diversão com mulheres de classes sociais menos favorecidas. Considerado imoral aos bons costumes da época, além da forma supostamente sensual como seus movimentos eram executados, o maxixe foi perseguido pela Igreja, pela polícia, pelos educadores e chefes de família.

Matungo

Em 1826 Debret retrata um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo"

O matungo é um instrumento folclórico de origem africana. É uma cuia com ponteiros de ferro.

Também é conhecida como mutungo. Matungo e mutungo também designam o urucungo.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Marujo

O marujo é uma dança do fandango rufado de São Paulo, semelhante ao recortado. 

Os versos fazem menção a algum naufrágio, uma vez que o marujo "Não tem nada de seu, / apenas uma camisa velha / que o piloto lhe deu". Esse aspecto pode filiar a dança, hipoteticamente, à nau-catarineta. O canto é de tom lamuriento.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.