terça-feira, 12 de julho de 2011

Nau-catarineta

A nau-catarineta é uma dança dramática com enredo tragicômico de uma nau sem rumo. Os personagens são o tenente-general, o capitão-patrão, o imediato, o piloto, o capitão-de-artilharia, o médico, o capelão, o contramestre, o gajeiro, o vassoura e o ração — os dois últimos, personagens cômicos. Melo Morais Filho menciona também um personagem por nome surjão (cirurgião).

Alguns participantes, vestidos de marinheiro e carregando nos ombros pequeno navio de velas içadas, desfilam no centro de um cortejo, que atravessa as ruas dançando e cantando uma marcha. Enquanto caminham, os personagens imitam o andar balançado, característico dos marujos de longo curso, e vão entoando uma canção que prenuncia os combates.

Chegados a um ponto determinado ou a uma casa, o navio é depositado, e começa a representação. O contramestre, de chapéu na mão, apresenta sua infantaria, e o auto desenvolve-se em torno do navio, sob a direção do capitão, que marca com apitos o início e o fim de cada um dos numerosos episódios, às vezes mesclados com fatos relativos a lutas contra os mouros. Isso ocorre no Ceará, na Bahia e na Paraíba, enquanto que em Pernambuco e Rio Grande do Norte não aparecem mouros nem lutas.

Nhá-maruca

Comunidade de Sapatu em Iguape SP, dançando a Nha Maruca. Parte do patrimônio cultural dessa comunidade, a Nha Maruca é uma espécie de fandango batido, onde os homens sapateiam com os tradicionais tamancos de madeira ao som da viola. Os quilombolas ensaiam e se apresentam na região.
A nhá-maruca é uma dança do fandango valsado do litoral paulista, também conhecida como inhá-maruca.

Semelhante ao enfiado: damas e cavalheiros alternados formam uma roda e, durante a coreografia, os pares vão trocando de posição.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nhaninha

Nhaninha ou nhã-aninha s.f. Dança do fandango paulista, rufado (Itanhaém) ou valsado (Iguape). Enquanto os cavalheiros batem os pés, as damas sarandeiam. Os versos cantados falam de amores apaixonados.

Segundo o site Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001748.htm) "é uma dança de pares com formação em círculo relacionada entre as danças dos municípios gaúchos, paranaenses, paulistas e fluminenses do litoral.

Na coreografia utiliza o bate-pé intenso dos cavalheiros, enquanto as damas zarandeiam graciosamente. O "zarandeo" das damas e o "passo-une-passo", à semelhança do paso doble, lembram a origem espanhola de muitas danças rio-platenses, praticadas por brasileiros do sul do país, sobretudo gaúchos. Faz parte do baile do fandango."

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora; Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

Nhô-chico

Fandango do litoral do Paraná
O nhô-chico é uma das danças do fandango, popular no litoral do Paraná, tida como originária da marinha paranaense.

Formados em roda, os pares volteiam e sapateiam ao som de violas e do canto dos violeiros. A assistência acompanha a dança com meneios e trejeitos do corpo.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha.