terça-feira, 29 de março de 2011

Caiapós

Caiapós é uma dança dramática, ou folguedo, de inspiração ameríndia, realizada durante festas religiosas. Segundo Rossini Tavares de Lima, aparece no Estado de São Paulo e em regiões limítrofes de Minas Gerais.
Consiste num cortejo de participantes alinhados dois a dois, que dançam pelas ruas tendo à frente o cacique. Este leva a tiracolo uma buzina de chifre. Usam de arco e flecha, e de vez em quando interrompem o desfile, executando saltos característicos da dança, em louvor ao cacique.

Quando encontram pessoa de importância, ou um veículo, o cacique dá o sinal de alarma e todos se atiram ao chão, apontando as flechas para o “inimigo”. Só se levantam a um novo sinal do cacique.

A música é uma rítmica de batidas elementares, executada com instrumentos de percussão: caixa, zabumba e cambitinhos ou tábuas de ritmo. Não existe menção bibliográfica a cantigas.

Segundo o site "iFolclore" essa dança relembra o episódio ocorrido na fase da colonização lusitana, narrado pela tradição oral indígena, quando uma bugrinha foi raptada pelos portugueses. É interpretada por um número de trinta a cinqüenta figurantes, trajados de índios.



Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira; http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/dancas/caiapo.htm.

7 comentários: