segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cordão-de-bichos

O cordão-de-bichos é uma dança dramática ou folguedo, de origem ameríndia, realizado nas festas de São João, na Amazônia.
São grupos que se fantasiam de animais ou levam um figura de animal. O enredo geralmente se baseia no princípio da morte e ressurreição da figura que dá nome ao cordão, a exemplo do que ocorre em várias danças dramáticas, como no bumba-meu-boi.

Os cordões-de-bichos têm música variada, agradável e originalíssima, que mexe com os assistentes. Os instrumentos utilizados são os mesmos dos reisados.

Coquinhos

Coquinhos - Angra dos Reis RJ

Coquinhos é uma dança de homens que, divididos em grupos com fantasias de cores diferentes, cantam e dançam ao som do castanholar de pequenos cocos.

É encontrada no litoral sul do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo (Picinguaba, município de Ubatuba).

Não sei se há alguma relação, mas na Festa do Divino em Angra dos Reis, RJ, há a "Dança dos Coquinhos", com cerca de 33 participantes (crianças com altura até 1,20cm), que representam os filhos de escravos que dançavam para o imperador.

Usam máscaras, capa e roupas vermelhas com guizos. Dançam com cascas de coquinhos nas mãos acompanhando o ritmo da música. Estão sempre junto ao Menino Imperador.

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira; http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,17618.html.