sábado, 23 de abril de 2011

Catimbó

Cerimônia do catimbó fotografada por Luis Saia em 19/5/1938 - João Pessoa (PB) - ouvir  ouvir  ouvir
 O catimbó é um culto religioso popular brasileiro, comum no Norte e Nordeste. Ao lado da pajelança, do candomblé-de-caboclo e talvez do tambor-de-crioulo, constitui um grupo de religiões populares intimamente aparentadas, pela utilização de elementos ameríndios.
Este aspecto, por sinal, é o fator mais característico desse culto baseado na adoração e invocação de entidades sobrenaturais chamadas mestres. São espíritos ou criações místicas, com a designação de caboclo (índio) anteposta ao nome. Essas entidades também podem ser divinizações de antigos chefes de culto (igualmente chamados mestres) já falecidos.

Catira

A catira, de nome e origem indígena, pode ser considerada como autêntica dança brasileira. É uma espécie de sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas.
Antes era uma dança mais restrita aos homens, mas atualmente é praticado também só por mulheres ou acompanhadas pelos homens. Também conhecido como cateretê é conhecido e praticado, largamente, no interior do Brasil, especialmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e, também, em menor escala no nordeste.

Essa dança está sempre presente quando temos manifestações culturais como a Folia de Reis, a Festa do Divino assim em qualquer outra reunião festiva.

Cateretê

O cateretê é uma dança de provável origem ameríndia registrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e em vários Estados do Nordeste. Também é conhecida como catira.
Cinco ou mais pares, vestidos com roupas comuns, dançam num salão ou galpão ao som de duas violas. Ao centro são formadas duas colunas, e à frente de cada uma delas posta-se um violeiro-cantador. 

Um é o mestre — que faz a primeira voz e é o autor da moda cantada — e o outro, o contramestre, que faz a segunda voz. Na coluna do mestre fica o palmeiro ou tirador-de-palmas; na outra, o tirador-de-sapateado ou orela.

Catacá

O catacá é um instrumento folclórico de percussão, constituído de dois pedaços de tábua ou de taboca, sendo um dentado e o outro liso.
Para marcar o tempo, o tocador o executa, mais ou menos rapidamente e com mais ou menos força, passando o pedaço liso sobre o dentado.

Espécie de reco-reco usado no Amazonas.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.