sexta-feira, 18 de março de 2011

Bendito

Maria do Horto, de Juazeiro do Norte
CE, é conhecida pela arte de cantar
benditos de sua propria autoria.
O bendito é canto religioso de origem erudita, modificado e adaptado pelo povo. Os benditos são cantados à cabeceira dos defuntos, nas procissões e em devoções caseiras.
Muito divulgados no meio rural, são dirigidos por um puxador-de-reza (capelão leigo); quando realizados em residências, essa função é executada pela dona de casa. São cantados em uníssono, e a maioria tem origem portuguesa, apresentando também influência francesa.

Guilherme de Melo assinala na Bahia, no século XIX, os cânticos-do-viático, entoados pelos componentes da irmandade do Santíssimo Sacramento, quando acompanhava o padre em visita à casa de algum enfermo.

Consistia numa procissão noturna, os irmãos vestidos com capas e levando lanternas, desfilando da igreja a casa do devoto doente, ao lado da umbela (guarda-chuva clerical) e cantando: "Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento”. 

Ao que o coro, formado pelos acompanhantes, respondia: “Do fundo do ventre sagrado da Virgem Puríssima Maria”. Esse canto só se interrompia quando o viático chegava à porta do enfermo. Depois, recomeçava na saída e durava até a porta da igreja, onde o pároco dava a bênção geral, assim respondida pelos fiéis: “Glória seja ao Padre, ao Filho também / Glória ao Espírito Santo / Para sempre amém”.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira -Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário