terça-feira, 15 de março de 2011

Bate-pau

O bate-pau é uma dança de roda, do vale do rio das Garças (Mato Grosso). É também uma das mais conhecidas tradições indígenas do Mato Grosso do Sul, que tem origem na comemoração das vitórias nas guerras.
Dois violeiros, no centro da roda, dirigem o folguedo. Os figurantes, agrupados em pares, dispõem cada um de um bastão de madeira, que seguram pelo meio, com as duas mãos. 

Ao som de uma música viva e alegre, cujo compasso cada vez mais se acelera, os participantes defrontam seus pares a uma distância suficiente para que os bastões possam bater uns nos outros, primeiro na altura da cintura.

Depois, gingando ao ritmo da toada, cada um se vira para o vizinho que estava às suas costas e novamente batem os bastões, agora na altura da cabeça. A dança sempre termina entre risos e caçoadas, à medida que os figurantes vão errando os golpes.

O emprego de bastões torna o bate-pau aparentado a outras danças, como o moçambique de São Paulo, o vilão de Santa Catarina, o tum-dum-dum do Pará, o maculelê da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário