sábado, 23 de abril de 2011

Catira

A catira, de nome e origem indígena, pode ser considerada como autêntica dança brasileira. É uma espécie de sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas.
Antes era uma dança mais restrita aos homens, mas atualmente é praticado também só por mulheres ou acompanhadas pelos homens. Também conhecido como cateretê é conhecido e praticado, largamente, no interior do Brasil, especialmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e, também, em menor escala no nordeste.

Essa dança está sempre presente quando temos manifestações culturais como a Folia de Reis, a Festa do Divino assim em qualquer outra reunião festiva.


A catira se inicia com o canto intitulo de “cabeçalho”, (saudação que se faz aos violeiros), entoando a mesma melodia da moda ao som do palmeado e do sapateado. Neste início os catireiros e os violeiros formam uma grande roda, continuando sapateando e palmeando, em círculo. Quando a roda se completa, há o retorno também em forma de círculo, com a mesma coreografia. Cada um volta para o seu lugar, os violeiros iniciam a moda. Quando esta termina os violeiros começam rasquear as violas, momento quando tem início o recortado.

As cantorias são um tipo de moda de viola entoadas,geralmente,por dois violeiros. A temática enfocada pode ser relacionada ao dia-a-dia,trabalho, amores, saudades, lugares, etc.

A coreografia da dança é mais ou menos fixa. Há poucas variações de uma região para outra. A dança da Catira é apresentada com a participação de dois violeiros e dez dançadores. A catira finaliza sempre com o “recortado”, uma letra marcada pelo caráter de humor.

No recortado, dispostos em duas fileiras, frente a frente como durante a apresentação da moda, os catireiros, acompanhados dos violeiros, trocam de lugar a cada estrofe da moda, até que os violeiros cheguem à extremidade oposto do início. Quando chegam aos seus lugares primitivos é sinal que a dança chegou ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário