quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dança das fitas

A dança-das-fitas é uma dança infantil da cidade de Parati, Rio de Janeiro, executada por 11 pares (meninos e meninas) e semelhante ao pau-de-fita.
Compreende três partes distintas. Na primeira, os dançantes entram no salão carregando nos ombros um mastro em que estão amarradas pela ponta 22 fitas coloridas. 

O mastro é colocado no centro do salão, ficando as crianças dispostas em círculo, segurando as pontas soltas das fitas.

A segunda parte tem início com as meninas e meninos girando em sentidos inversos, alternando um passo à esquerda e outro à direita, de modo que formem com as fitas como que um tecido entrelaçado. Ainda na segunda parte repete-se toda essa movimentação ao contrário, desenrolando-se as fitas do mastro, repetindo-se a música tantas vezes quanto for necessário para que a trama seja desfeita.

Quando as fitas estão desenroladas, é repetida a música de entrada, e os dançarmos saem levando o mastro: está encerrada a dança, que provavelmente é acompanhada por viola.

Em outras épocas, era realizada defronte à matriz de Nossa Senhora dos Remédios, por ocasião dos festejos em homenagem ao Imperador do Divino. Atualmente tem lugar durante os festejos juninos. Em São Paulo é o nome do pau-de-fita e em Minas, dança-da-trança.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário