O maribondo ou marimbondo é uma dança de cunho jocoso, com a participação exclusiva de adultos, encontrada em Goiás.
Uma roda é formada pelos participantes, tendo ao centro um dançarino com um pote de água na cabeça, a quem perguntam: “Negro, o que que tem?”. O solista responde “maribondo, sinhá”, esfregando as mãos no rosto e no corpo, como se estivesse espantando os insetos que o estão ferroando.
Faz isso dançando e pulando, sem derramar a água do pote. Quando cansa, escolhe alguém da roda para substitui-lo; se a pessoa não quiser dançar, deverá pagar uma multa em bebida.
Os instrumentos acompanhantes dessa dança são pandeiro, caixa e caracaxá (reco-reco).
O marimbondo de Goiás
O bailarino revela sua habilidade de dançarino-equilibrista, enquanto os circunstantes acompanham seus movimentos com interesse e algazarra. O fracasso do dançarino exibicionista é sempre motivo de graça para a assistência. Os instrumentos usados são o pandeiro e a cuíca. Os figurantes formam um circulo.
O pandeirista ou tocador de cuíca abre a dança fazendo o instrumento soar, marcando o ritmo. O dançarino entra na roda e, equilibrando sobre a cabeça um pote de água à tona da qual bóia uma cuia, dançando e pulando com gaiatice. Entrementes, passa as mãos pelo corpo como que tentando afugentar um marimbondo que o morde.
Após suas exibições de malabarismo, ajoelha-se diante de um dos assistentes, para que o substitua, executando a mesma coreografia. Caso o escolhido aceite, bem, do contrário, será obrigado a pagar uma rodada de bebidas para a turma.
Fontes:
Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário