quinta-feira, 14 de abril de 2011

Carimbó

O carimbó é uma dança brasileira de origem incerta, registrada na ilha de Marajó e arredores de Belém PA, em São Luís MA e nas zonas de lavradores e pescadores do salgado, Curuçá, Marapanim e Maracanã PA.

Parece mais ligada aos fandangos que a origens africanas, pois trata-se de dança de salão, durante os festejos natalinos. Talvez se assemelhe aos lundus primitivos.
Consiste basicamente num círculo de homens e mulheres, com uma bailarina solista vestida de baiana, no centro. Há referências a uma coreografia com trejeitos e requebros.

Oneyda Alvarenga fala num “amplo mas sereno rebolar de ancas, ficando a bailarina ora num único ponto, ora circulando lentamente por um espaço restrito, de uns dois metros quadrados no máximo”.

E assim descreve Luís da Câmara Cascudo outro momento da dança: “O passo típico é a bailarina, num dado momento, volteando, enfunando violentamente as vestes, jogar a barra da saia sobre o parceiro mais próximo, cobrindo-o e causando hilaridade. Se jogar a saia e não cobrir o visado, é substituida na posição que ocupava na roda”.

Acompanhamento: carimbó, pandeiro, tambor, recoreco, marimba e eventualmente instrumentos de corda.
Em Bragança PA existe uma dança muito semelhante ao carimbó, chamada retumbão. 

O carimbó segundo a Wikipedia

O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências, principalmente negra. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.

Na forma tradicional, é acompanhada por tambores feitos com troncos de árvores. Aos tambores se dá o nome de "curimbó", uma corruptela da palavra Carimbó. Costumam estar presentes também os maracás.


Fontes:  Wikipedia; Enciclopédia de Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário