sábado, 30 de abril de 2011

Cocho

O cocho ou viola-de-cocho é um instrumento folclórico localmente pronunciado "cotcho". Viola de cinco cordas de tripa de ouriço, mico ou quati, utilizada no acompanhamento do cururu mato-grossense. Parece ter sido usado antigamente também em São Paulo.
O etnólogo alemão Karl von den Steinen (1855—1929) registrou o vocábulo com a grafia koschd, equivocando-se ao classificar o instrumento como violino. Segundo Alceu Maynard Araújo, “o verdadeiro cocho é unicórdio”, com som semelhante ao do urucungo; a caixa de ressonância tem forma oval e com o braço constitui uma só peça, escavada em madeira; outro tipo de cocho, que usa quatro cordas e é afinado como o cavaquinho, foi antigamente usado no cururu paulista.

A viola-de-cocho

A viola de cocho é um instrumento de cordas rústico, caboclo, tocado por cuiabanos e ribeirinhos da região do Pantanal Matogrossense, desde os primórdios da colonização do Mato Grosso. Com as Entradas e Bandeiras no século XIV, ganhou novos territórios e com o fim da era da mineração, a partir da fase pecuária, ganhou chão juntamente com a movimentação dos rebanhos para o interior dos vizinhos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Teve sua origem derivada do instrumento europeu denominado viola ou violão, trazido pelos Portugueses e Espanhóis. Como aquele instrumento tinha alto custo e confecção delicada, os amantes da música mais humildes não podiam comprá-lo, e foi assim que surgiu o instrumento viola de cocho, confeccionado em um único tronco de madeira macia, da planta denominada Sarã, encontrada na beira dos rios da região pantaneira.

A viola de cocho é entalhada, fazendo o seu formato de contorno e o oco da sonoridade. A tampa é feita de uma lâmina mais fina da mesma madeira, sem aberturas. Os esticadores, o braço e os trastos, que são 3, também são feitos por entalhe. As cordas, que são 5, são confeccionadas de tripa de animal. A afinação obedece a mesma escala adotada para os: mi, si, sol, ré e lá. É tocada da mesma forma que o instrumento que a inspirou, pressionando as cordas com os dedos de uma das mãos no braço do instrumento, e com as unhas dos dedos da outra mão, as cordas são arranhadas para fazer o som, que é abafado e curto. Esse instrumento é usado para acompanhar melodias de rodas de Siriri e Cururu - manifestações musicais e folclóricas do povo da região.


Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora;  coisas que eu gosto e minhas aventuras: Viola de Cocho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário