sábado, 4 de junho de 2011

Fede-a-breu

O "fede-a-breu" é uma tradição de origem portuguesa, registrada até 1912 em Natal, no Rio Grande do Norte, estendendo-se do dia de Natal ao de Reis.
Consistia na peregrinação de um grupo de boêmios pelas casas, para obter uma refeição improvisada, alegremente oferecida, seguindo-se recitativos e modinhas. 

Quando o homenageado se recusava a abrir a porta ao som da música e das aclamações cordiais, o grupo entoava o despique “Esta casa fede a breu / Nela mora algum judeu; / Se não é o dono da casa, / É algum parente seu”, o que ocasionava às vezes lutas e ferimentos.

Foi uma reminiscência das janeiras ou reis, de Portugal. O breu parece alusão ao período da Inquisição, quando era usado para ativar as fogueiras em que eram penitenciados os condenados.

Em 1938 observou-se em Coimbra, Portugal, no dia de finados, um acontecimento semelhante, onde os jovens entoavam o verso de despique do fede-a-breu em Natal. É possível que tenha existido em outras regiões do Brasil, embora disso não haja registro.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora

Um comentário:

  1. Meu pai tem lembrança dessa rima sendo cantada em São Francisco do Sul, Santa Catarina, por volta de 1933, exatamente com as palavras aqui mencionadas, também na época do Natal, quando alguem não dava dinheiro para o grupo que cantava de porta em porta

    ResponderExcluir