domingo, 10 de abril de 2011

Aboio

Aboio. 05/abr/1938 - Fazenda São José, Patos (PB) - Fotógrafo: Luis Saia
O aboio é um dos mais conhecidos entre os cantos de trabalho rural, é o canto monocórdio, sem palavras, geralmente calcado na prolongação de vogais (o, e, a).  ouvir
São melodias lentas, improvisadas, que se estendem infinitas e melancólicas, como o canto dos varejeiros de barcos do rio São Francisco, dos comboieiros, dos trabalhadore das fainas agrícolas (batedores de arroz, por exemplo).
Os aboios da roça são diferentes dos aboios de gado (cantos de uma única sílaba), pois têm letra. Além disso, o aboio da roça é vigoroso e estimulante, como deve ser um canto de estimulo ao trabalho; já o do gado é triste e desesperançoso.

É importante não confundir o aboio dos vaqueiros com os cantos dos carreiros, que empregavam palavras para se dirigirem carinhosamente aos bois.

Há referências ao aboio falado ou em versos, que seria relativamente moderno (constituindo inclusive forma literária), uma vez que o costume secular do Nordeste é o aboio sem letra, apoiado apenas em vogais.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora; http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/missao/fotos_frameset.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário